18 de out. de 2010

Amor Engorda


A Obesidade está se tornando um problema cada vez mais importante no dia a dia dos nossos animais de estimação.
Os animais estão cada vez mais proximos de nós, dentro das nossas casas, compartilhando do nosso dia dia, da nossa rotina. E infelizmente a rotina do ser humano está cada vez mais corrida. Com isso, a falta de tempo acaba diminuindo a atividade fisica que oferecemos ao nosso pet, e predispondo ao sedentarismo. O animal acaba passando o dia todo deitado, descansando, esperando o dono chegar em casa para brincar.
E a falta de tempo também acaba mudando a rotina de alimentação dos cães e gatos, que acabam sendo fornecida a vontade, muitas vezes ficamos até mais tarde no trabalho, e para evitar que o animal fique o dia todo em jejum, sempre deixamos uma reserva de comida para ele ao longo do dia.


Dentre as principais causas de ganho de peso estao as dietas atuais que são ricas em energia e de alta
palatabilidade, as quantidades oferecidas que acabam sendo maior do que a necessária, a falta de regras na alimentação, pelos motivos já citados acima, pouca ou as vezes nenhuma atividade fisica. E ainda a Castração é um fator predisponente a ganho de peso, e as fêmeas tem maior tendencia a engordar do que os machos.
Temos ainda raças predispostas a obesidade, que são elas o Labrador Retriever, Cocker Spaniel, Dachshund, Beagle, Poodle, Pinscher, Rottweiler e o Golden Retriever.
A Idade mais comum para desenvolver a Obesidade é entre 3 e 8 anos. E com ela temos doenças que acabam se desenvolvendo e que vão acometer o animal por toda sua vida.
As principais doenças que o animal Obeso desenvolve são Doenças Cardiovasculares, Diabetes e Doenças Osteo-articulares.
O tratamento para a Obesidade em cães e gatos é muito demorado, exige tempo e boa vontate do proprietário, e há o risco do animal desenvolver uma doença concomitante e ela ficar como sequela para o resto da vida.
Portanto é importante estabelecermos para o nosso animal uma rotina saudavel, com regras de alimentação e com o maximo de atividade física possivel.
Podemos adaptar as atividades fisicas a brincadeiras, jogar bolinha para o animal ir buscar, esconder um petisco pela casa ou dentro de uma garrafa PET para que o animal tenha uma atividade enquanto o dono não está em casa, passeios ou breves caminhadas diarias são perfeitas para manter uma boa saude do seu cão, e consequentemente a sua!

Existem ainda lugares que funcionam como uma espécie de creche ou academia para o seu animal, com atividades como natação, Esteira aquatica, que são atividades perfeitas para animais já com problemas articulares e que não podem praticar exercicios muito pesados.



Em caso de dúvidas, entre em contato com um Médico Veterinário!

E o mais importante:

AMOR ENGORDA!





Dúvidas, entre em contato!Dog Myspace Icon 14